terça-feira, 24 de maio de 2011

Um olhar crítico e reflexivo sobre o consumismo!



Pessoas que são loucas por compras!


Tenho andado preocupada com o nosso mundo actual. Isto levou-me a fazer uma leitura mais cuidadosa das notícias do mundo. Foi por isso que encontrei esta AQUI que se refere, entre outras coisas, ao consumo desenfreado, ou seja ao que podemos chamar consumismo. São muitos os problemas que aparecem, hoje em dia, em resultado desta atitude. A propósito deste tema, escolhi um pequeno video que ilustra esta questão. Também decidi escrever uma pequena reflexão pessoal.


As crianças e o vício do consumo!




Hoje em dia, as pessoas já não sabem amar, cuidar e respeitar como antigamente. Os tempos são outros e as pessoas, dia após dia, ficam mais frias. As pessoas, quanto mais velhas são, parece que têm medo de se aproximar. Quando se é velho nos dias de hoje, para muitas pessoas significa que já não são úteis para o nosso mundo. Mas não penso assim, porque ser mais velho pode ser sinal de sabedoria.
Eu adoro ouvir a minha avó a contar as coisas delas, como a vida era antigamente. Muitas das vezes, ela conta-me as  mesmas histórias milhares de vezes, mas eu gosto sempre de ouvir, porque cada vez que ela conta, lembra-se sempre de mais algum detalhe. Adoro estar com ela e tenho pena de não ter mais tempo para a acarinhar. Hoje em dia, as pessoas já não têm respeito, carinho, ou mesmo amor para com as pessoas idosas.
Actualmente, existe a tendência para as pessoas só quererem saber de si mesmas, e por vezes nem reparam que estão a magoar os outros. O ser humano precisa de olhar para si mesmo, compreender-se e amar-se, para depois, olhar para o outro, compreendê-lo e amá-lo. Temos de aprender a ouvir, para mais tarde sermos ouvidos. Todos nós um dia vamos chegar a ser idosos, e nessa altura vamos gostar que haja alguém que nos ouça.
Os mais adultos deviam levar os mais novos e os mais velhos a darem um passeio pelo jardim, ou mesmo pelo parque, em vez de os mais novos ficarem o dia todo em frente aos computadores e, no caso dos mais velhos, em frente a uma televisão. Penso que isso não é uma vida saudável para ninguém. Acabamos por ficar doidos, com esse tipo de vida. Não é saudável nem para os mais novos, nem para os mais velhos. Os idosos precisam de sair, nem que seja um pouco, todos os dias. Mas ninguém pode obrigar ninguém a ser diferente, a própria pessoa é que tem de chegar à realidade da sua própria vida.
Também não podemos dizer sim a tudo, temos de ter em consideração os factos, e se o que vamos fazer está ou não realmente correcto.
Esta mudança de valores leva  as pessoas a não terem respeito pelos outros, o que conduz a um consumismo descontrolado. Dedicam cada vez menos tempo ao convívio verdadeiro com os outros. Em contrapartida, as pessoas só pensam em comprar coisas, e por vezes nem precisam dessas coisas para nada. Se calhar, seriam mais felizes, passando mais algum tempo a conversar umas com as outras, ou a passear, do que insistindo nesta atitude que só traz tristeza e desequilíbrio ao nosso mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário